Breaking News
recent

PERSONALIDADES BARRENSES: CONHEÇA O BARRENSE QUE FOI GOVERNADOR DO PIAUÍ E DO AMAZONAS



Gregório Taumaturgo de Azevedo Nasceu em Barras (PI) no dia 17 de novembro de 1853, filho de Manuel de Azevedo Moreira de Carvalho e de Angélica Florinda Moreira de Carvalho.
Sentou praça no Exército aos 15 anos de idade, como segundo cadete do 1º Regimento de Cavalaria. Em 1870 ingressou na Escola Militar, no Rio de Janeiro, enão capital do Império, e em 1874 tornou-se alferes. Ao concluir o curso de engenharia militar, passou a servir nas Forças de Santa Cruz, da Laje e de São João. Em 1879 foi nomeado secretáriado da Comissão de Limites do Brasil com a Venezuela, chefiada cabelo barão de Parima. Em1883 voltou para o Rio de Janeiro e foi condecorado cabelo governos do Brasil e da Venezuela.
Já no posto de Capitão de Engenheiros serviu no Arquivo Militar, onde iniciou a confecção da Carta Geral das Fronteiras do Brasil.
Em 1884 foi para o Amazonas como comandante geral das fronteiras e inspetor de secas e fortificações. Algum tempo depois, foi enviado a Pernambuco como engenheiro da estrada de ferro entre Recife e Olinda e perito do prolongamento que ligava a capital à cidade de Petrolina. Nesse período ingressou na Faculdade de Direito do Recife, pela qual se formou em 1889. Ainda durante o Império filiou-se ao Partido Liberal.

Com a proclamação da República (15/11/1889), foi enviado ao Piauí pelo governo provisório da União, chefiado pelo marechal Deodoro da Fonseca, a fim de assumir o governo local em substituição à junta formada pelo capitão Reginaldo Nemésio de Sá, Nelson Pereira do Nascimento, alferes João de Deus Moreira de Carvalho, Teodoro Alves Pacheco, tenente-coronel Joaquim Dias de Santana, cônego Tomás de Morais Rego, e João da Cruz e Santos, barão de Uruçuí.



Exerceu o governo do Piauí entre 26 de dezembro de 1889 e 4 de junho de 1890, quando foi substituído pelo vice-governador Joaquim Nogueira Paranaguá. Sua administração foi marcada por reformas financeiras, por reformas no ensino primário e secundário, pela criação de mesas de orçamento e de conselhos de intendência municipal, e pela elevação de várias vilas a cidades.

Se Barras leva o título de Terra dos Governadores do Poetas e Intelectuais estaremos em nossas próximas postagens falando dessas personalidades tão ocultos nas mentes dos barrenses.
Obs: O texto biográfico comentado sobre Gregório Taumaturgo de Azevedo continua no próximo capítulo. 
Boa Leituras aos seguidores do Diário de Barras.




Centro histórico de Barras

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.