Operação deflagrada pela polícia civil desmonta cativeiro de animais em Capitão de Campos
A Polícia Civil do Piauí, através do serviço de inteligência da Delegacia Regional de Piripiri, sob o comando dos Delegados Jorge Terceiro, Ricardo Oliveira e Lucivânia Vidal, deflagrou na manhã desta quinta-feira (07) a ” Operação Ártemis” no município de Capitão de Campos, onde duas pessoas foram presas por pratica de crime ambiental.
”Há cerca de um mês estávamos realizando as investigações que resultou foi operação. Até o momento duas pessoas foram pressa e dezenas de animais silvestres apreendidos pelo IBAMA/SEMAR. Dentre os animais estavam vários catitus, raposas, onças pardas, jabutis, tatus, gato maracajá e diversas aves silvestres”, revelou o delegado Jorge Terceiro.
A operação ocorreu em duas frentes, sendo uma deflagrada na zona urbana e a outra na zona rural (Povoado Montes) da município de Capitão de Campo Maior. O proprietário do imóveis e um caseiro foram presos em flagrantes – ” Ao tomar conhecimento da operação, o proprietário dos locais onde os animais foram apreendidos ainda tentou empreender fuga, mas terminou por ser interceptado pela Polícia Rodoviária Federal na entrada do município de Campo Maior” disse o delegado Ricardo Oliveira.
Os animais foram encontrados em estado deprimente, alguns estavam presos em cubículos e a onça parda estava com sintomas que sofria maus-tratos – “A onça estava sem as presas, a informação que temos é que elas foram extraídas pelos malfeitores. Também ficamos sabendo que um outra onça mantidas por ele havia falecida ha poucos dias dentro do ambiente inapropriado que eram mantidos” contou a delegada Lucivânia Vidal.
Os autores foram autuados em flagrante nos crimes ambientais de cativeiro de animais silvestres majorado pelo fato de haverem espécies ameaçadas de extinção, que pode gerar pena de até 1 ano e meio de detenção. Também serão representados por crime de abuso e maus tratos contra animais.
O nome da Operação, “Ártemis”, é em referência à Deusa protetora da vida selvagem, dos animais e da caça.
Fonte: Piracuruca Ao Vivo
Nenhum comentário: