Missa de bênção aos bois abre oficialmente o reisado em Boa Hora.
O reisado é considerado um movimento, que tem origem portuguesa e há mais de 100 anos é vivenciado pela população de Boa Hora, uma pacata cidade da região norte do Piauí.
Em Boa Hora, o reisado é de caráter, religioso, cultural e social.
A festa iniciou no último dia 31 de dezembro de 2017 e segue até o 6 de janeiro de 2018, quando é celebrado o Dia de Reis.
"O reisado é uma festa tradicional que atrai pessoas de várias regiões do país, em 2018 será uma das maiores que já aconteceu em Boa Hora." comentou o prefeito Francieudo Canuto.
O Padre Alan Kardec dirigiu a missa de bênção aos bois que vão fazer o reisado em Boa Hora neste ano. "O reisado em Boa Hora tem seus traços originais e se fortalece a cada ano. Então a gente realiza essa missa para iniciar esse movimento religioso e cultural em nosso município. Pedimos que todos brinquem em paz e que cuide da cidade." pontuou o Padre.
Mais de 10 mil pessoas são esperadas nos próximos dias para vivenciar e curtir o reisado em Boa Hora.
O grupo de reisado é formado por duas cantadeiras, uma que canta e outra que responde, um sanfoneiro, três caretas, o caçulinha, o lampião, o mandador, o dançador, carregador do boi, o boi, e o carregador do butiquim. 14 grupos de reisado vão se apresentarão dia 05 de janeiro na Arena do Boi.
Durante os seis dias de reisado os grupos fazem peregrinação de casa em casa na zona rural e urbana do município. Trajando roupas de palha, máscaras e com bois enfeitados eles prometem reviver a tradição iniciada por Zeca dos Santos e Raimundo dos Santos.
Nenhum comentário: