Salário mínimo de 1.039 reais em 2020 decepciona os trabalhadores
O governo federal definiu nesta terça-feira (31) que o salário mínimo será de R$ 1.039 em 2020, conforme
estabelecido em medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro.
Com isso, é a primeira vez que o salário mínimo ultrapassa a marca
de R$ 1 mil. O valor serve de referência para 49 milhões de pessoas, segundo
informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos
Socioeconômicos (Dieese).
Conforme antecipou
o Blog do Valdo Cruz, o valor do salário mínimo
ficou um pouco abaixo do proposto pelo governo em abril, de
R$ 1.040 no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, mas ficou acima do valor
aprovado no orçamento de 2020 pelo Legislativo - de R$ 1.031. O reajuste foi de 4,1% em
relação ao atual mínimo, de R$ 998.
Os valores mudaram, no decorrer deste ano, de acordo com a variação
da inflação. De acordo com a Constituição, o salário mínimo tem de ser
corrigido, ao menos, pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor
(INPC).
Segundo o Ministério da
Economia, o valor do salário mínimo definido pelo governo para 2020 contempla
justamente a correção somente pela inflação, ou seja, pelo Índice Nacional de
Preços ao Consumidor (INPC), considerando para os meses de janeiro a novembro
os valores realizados do INPC e para o mês de dezembro a mediana das projeções
de mercado apuradas pelo último Boletim Focus do Banco Central.
" A recente alta do
preço da carne pressionou a inflação e, assim, gerou uma expectativa de INPC
mais alto, o que está refletido no salário mínimo de 2020", afirma o
governo em nota.
Com isso, a área econômica
indicou que desistiu, pelo menos em um primeiro momento, da política de
aumentos reais (acima da inflação) que vinha sendo implementada nos últimos
anos, proposta pela ex-presidente Dilma Rousseff e aprovada pelo Congresso.
Segundo o ministro da
Economia, Paulo Guedes, a definição do salário mínimo deve continuar sendo
feita ano a ano. A política de reajustes pela inflação e variação do PIB
vigorou de 2011 a 2019, mas nem sempre o salário mínimo subiu acima da inflação.
Em 2017 e 2018, por
exemplo, foi concedido o reajuste somente com base na inflação porque o PIB dos
anos anteriores (2015 e 2016) teve retração. Por isso, para cumprir a fórmula
em vigor, somente a inflação serviu de base para o aumento.
O aumento do salário mínimo
apenas pelo valor da inflação tem impacto nas contas públicas. Isso porque os
benefícios previdenciários não podem ser menores que o valor do mínimo.
De acordo com cálculos
oficiais do governo, o aumento de cada R$ 1 para o salário mínimo implica
despesa extra em 2020 de aproximadamente R$ 355,5 milhões.
Em nota técnica divulgada
em dezembro, o Dieese avaliou que a "interrupção do processo de resgate do
valor histórico" da remuneração mínima do trabalhador brasileiro
"deixa pelo caminho uma esperança de melhor condição de vida para milhões
de pessoas e uma visão de civilização, onde as diferenças se estreitariam em
benefício de todos".
"O primeiro ponto
positivo da experiência de recuperação do valor do Salário Mínimo foi o aumento
do poder de compra de quem recebe exatamente esse valor, seja no mercado de
trabalho ou na Seguridade Social, com a consequente expansão do mercado consumidor
interno. A política desempenhou, ainda, um papel decisivo na melhoria da
distribuição da renda", acrescentou.
De acordo com o órgão, para
suprir as despesas de uma família de quatro pessoas com alimentação, moradia,
saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência, seria
necessário R$ 4.021,39 ao mês em novembro do ano passado (último valor divulgado).
Em estudo divulgado em
março de 2018 sobre a economia brasileira, intitulado "Emprego e
Crescimento: a Agenda da Produtividade", o Banco Mundial avaliou que o
salário mínimo no Brasil é alto por representar 70% do salário médio da
economia. Nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento
Econômico (OCDE), essa relação é de 45% a 50%.
De acordo com o Banco
Mundial, salários mínimos "elevados e obrigatórios elevam os custos dos
trabalhadores menos qualificados, incentivando a substituição do trabalho por
tecnologias que economizam mão de obra ou empurrando os trabalhadores para a informalidade".
Dados do IBGE mostram que
houve avanço da informalidade em 2019, que atingiu nível recorde.
A taxa de informalidade no
mercado de trabalho ficou em 41,2%, o que representa uma estabilidade frente ao
trimestre móvel anterior, reunindo um contingente total de 38,8
milhões de brasileiros no trimestre encerrado em outubro.
Por fim, o Banco Mundial
avalia no estudo que distorções associadas ao salário mínimo legal poderiam ser
minimizadas por meio da introdução de reajustes feitos com base nos aumentos de
produtividade dos trabalhadores, tendo ainda a flexibilidade de instituir um
salário mínimo mais baixo para os jovens.
Fonte: G1

Nenhum comentário: