Breaking News
recent

Policiais acusados de torturar preso em Piripiri foram soltos. MP pede condenação

Os dois cabos apontados como autores de agressão contra um preso foram soltos no último domingo (21/04). Eles passaram 10 dias sob custódia administrativa e vão responder à investigação militar. O caso veio a público na semana passada após um vídeo viralizar nas redes sociais. Nele, os dois PMs são flagrados dando tapas e socos em um homem suspeito de furtar duas motos. O palco do crime aconteceu em Piripiri, distante 168 km de Teresina.
PMs que agrediram preso em vídeo são soltos e MP pede condenação (Foto: Reprodução de tela)
Ao Portal OitoMeia, a defesa argumentou que os dois policiais teriam sofrido ameaças e ‘surtaram’ ao ouvir ofensas contra a família deles. Um dos cabos teria levado uma cabeçada do preso. Por outro lado, exames constataram lesões contra o homem, compatíveis com agressão.
CASO É INVESTIGADO
A Associação de cabos e soldados (Abecs) explicou que o caso ainda é investigado tanto pela Corregedoria da PM quanto pelo Ministério Público do Piauí. Enquanto isso, os dois policiais continuam lotados no 12° BPM do município.
Este foi o primeiro caso de suposta tortura policial registrado em 2019, segundo a própria PM. No domingo (21/04), porém, um segundo caso foi noticiado. Dessa vez, uma policial também foi presa após dar um tapa em outro suspeito de furto. O vídeo do momento foi compartilhado nas redes sociais.
‘TORTURA’
O Ministério Público já ofereceu denúncia contra os três policiais que atenderam a ocorrência de furto. Segundo o promotor Marcelo de Jesus Monteiro, responsável pela comarca de Piripiri, o preso foi submetido a sofrimento físico, configurando crime de tortura.
No documento, o promotor solicitou a condenação dos denunciados, o que envolveria prisão, exoneração ou afastamento, além de indenização ao homem agredido.
RELEMBRE O CASO
O suspeito, natural de Pedro II, distante 200 km de Teresina, morava há alguns anos na cidade vizinha, Piripiri, distante 168 km da capital. Na terça-feira (09/04), um morador denunciou um furto a motocicleta, que tinha sido estacionada na calçada do 12° Batalhão da PM. De plantão, os cabos iniciaram às diligências e perceberam que o furto tinha sido parecido a outro ocorrido horas antes. O rapaz foi localizado e preso pelo furto das duas motos.
O vídeo foi gravado dentro da delegacia de Piripiri quando o flagrante era lavrado. Nas imagens, os dois homens fardados agridem a tapas um suspeito, que estava algemado e sentado em uma cadeira. Havia pelo menos um terceiro PM, que entrou na delegacia, mas pareceu não ver as agressões.
Lorena Passos / OitoMeia

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.